Laboratório de língua francesa
Laboratório de língua francesa
A MARINHA COMPRA 90 CAMINHÕES UNIMOG 5000
A Marinha do Brasil (MB) formalizou, no dia 24 de novembro, a compra de 90 caminhões UNIMOG 5000, junto à empresa alemã Daimler Truck AG. Os veículos “no estado da arte” militar são apropriados a operações em qualquer terreno e indicados, especialmente, para as operações anfíbias realizadas por tropas do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). Os lotes anuais de viaturas pesadas UNIMOG 5000, incluindo veículos de transporte de tropas e material, cisternas de água e combustível, frigoríficas e basculantes, serão recebidos de 2021 a 2027.Essa aquisição, que representará considerável ampliação do poder de combate do CFN, sucede-se a outro contrato recentemente celebrado entre a MB e o governo dos Estados Unidos, para a obtenção de um sistema composto por 12 Viaturas Blindadas Leves Sobre Rodas 4x4 “Joint Light Tactical Vehicle” (JLTV), com entregas previstas a partir de 2022.
A Viatura Blindada Leve JLTV é um projeto de última geração das Forças Armadas dos EUA, que incorpora elevados ganhos tecnológicos, em atendimento às demandas operativas da atualidade. A blindagem, aliada à mobilidade, ao poder de fogo e às potencialidades de comando e controle dessas viaturas, possibilitará a ampliação da capacidade dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais em conduzir Operações Anfíbias, Operações de Garantia da Lei e da Ordem, Missões de Paz e outras variadas ações dentro do amplo espectro das operações militares.
Os contratos preveem, ainda, o estabelecimento de estruturas de manutenção, com sobressalentes, equipamentos, ferramentas e cursos necessários. A obtenção dessas novas viaturas ocorre no âmbito do PROADSUMUS, o Subprograma de Meios de Fuzileiros Navais componente do Programa Estratégico da Marinha “Construção do Núcleo do Poder Naval”.
O Subprograma PROADSUMUS foi criado para consolidar e ampliar as capacidades operativas do CFN, garantindo-lhe atuar como a Força Naval de caráter anfíbio e expedicionário, por excelência, contribuindo para as demais tarefas do Poder Naval brasileiro. A obtenção desses meios de última geração, na fronteira da tecnologia militar, assegura um elevado grau de versatilidade e flexibilidade ao CFN, ampliando sua prontidão operacional e sua capacidade de projeção de poder em áreas de interesse estratégico nacional.
FONTE: NOTICIAS DA MARINHA DO BRASIL
Mídia Day marca início da Operação “Verão 2020/2021”
Na ocasião, a Rede Record de Televisão realizou a cobertura jornalística da fiscalização executada por meio de inspeções navais em duas embarcações na Baía de Guanabara. Além das abordagens, o Capitão dos Portos do Rio de Janeiro concedeu uma entrevista sobre a importância dos cuidados necessários a passageiros e condutores antes de navegarem. Dentre os tópicos de maior relevância, foram destacados o uso de coletes salva-vidas por todos que forem navegar; o respeito ao número de pessoas que as embarcações comportam; e a verificação da habilitação de condutores, bem como a atenção a validade dos documentos.
FORÇA AÉREA RECEBE O QUARTO AVIÃO KC-390
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, neste sábado (19), o quarto avião de transporte multimissão KC-390 Millennium. Assim como as unidades já entregues, esta será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) - Esquadrão Zeus, situado na Ala 2, em Anápolis (GO). O FAB 2856 decolou da sede da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, às 12:40h, e pousou em sua nova casa às 13:55h.
“Recebemos, com grande satisfação, mais uma aeronave KC-390 Millennium que está sendo incorporada à nossa frota. Em breve, ela também será operada nas mais diversas missões em diferentes regiões do Brasil e até no exterior, a exemplo das outras três que já demonstraram sua grande capacidade, principalmente no transporte de insumos e materiais durante a Operação COVID-19”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.
A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), em um trabalho conjunto com os Grupos de
Acompanhamento e Controle (GAC), é responsável por gerenciar os projetos de desenvolvimento, aquisição e modernização de materiais e sistemas aeronáuticos, bem como pelo acompanhamento presencial das atividades contratadas de produção de aeronaves e equipamentos. Nesse contexto, uma equipe de especialistas participou de todo o processo de recebimento da anv FAB 2856, nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, corroborando para o êxito alcançado e a entrega de mais um KC-390 para o Comando da Aeronáutica.
Para o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, receber mais uma aeronave coroa um esforço conjunto. "É o resultado do empenho de todas as Organizações envolvidas. É um momento de júbilo, pois sabemos da dedicação de muitos para a entrega dos aviões no calendário previsto. Esta aeronave certamente contribuirá ainda mais com ações voltadas para o apoio ao povo brasileiro”, declarou.
Desde o início da pandemia da COVID-19, a FAB tem empregado as aeronaves KC-390 Millennium em missões de Transporte Aéreo Logístico, movimentando toneladas de suprimentos essenciais ao combate à pandemia no Brasil. Além disso, a FAB operou uma das aeronaves na missão de Assistência Humanitária à República do Líbano, em agosto deste ano.
KC-390 Millennium
Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o KC-390 Millennium é um jato de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil.
Os aviões KC-390 Millennium voam mais rápido e carregam mais carga que outros cargueiros militares de mesmo porte e são as plataformas ideais para os principais cenários de utilização. O vetor exige menos inspeções e passa por manutenção sob demanda, combinando sistemas e componentes altamente confiáveis, o que reduz o tempo da aeronave no solo e os custos totais da operação, contribuindo para níveis de disponibilidade excelentes e baixo custo do ciclo de vida.
Segundo o Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, este é mais um incremento na
capacidade logística da Força Aérea. "Com a implantação e operação das aeronaves KC-390 Millennium, a Força Aérea amplia cada vez mais a sua gama de atuação", disse.
Em outubro de 2020, a aeronave recebeu da revista Aviation Week o prêmio Grand Laureate de Defesa. A premiação reconhece as melhores realizações nos quatro pilares da indústria: Defesa, Aviação Comercial, Espaço e Aviação Executiva.
Fotos: FAB Maj Kosaka e SO Agacy / 1º GTT
FORÇA DE EMPREGO EM SITUAÇÃO IMEDIATA
Boa Vista (RR) – No dia 15 de dezembro, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) - “Brigada Lobo D’Almada” realizou o Apronto Operacional da Força Tarefa (FT) Lobo D’Almada. Composta pelas tropas das organizações militares diretamente subordinadas à 1ª Bda Inf Sl, a FT Lobo D’Almada atua como força de emprego em situação de resposta imediata, seja nas áreas de responsabilidade da brigada ou em outras áreas da Amazônia Ocidental. Para tanto, a manutenção do mais alto nível de adestramento é uma das premissas que rege essa força operacional, conferindo-lhe capacidade técnica e eficiência para cumprir todas as missões de combate prioritárias de sua natureza e escalão.
Sua mobilidade estratégica está sempre em condições de ser empregada, o que marca sua alta capacidade de adaptabilidade, utilizando meios aéreos, fluviais ou terrestres, sejam eles orgânicos da Força Terrestre, Força Aérea ou Marinha do Brasil, ou, ainda, meios civis mobilizados.O estado permanente de prontidão e a rapidez na pronta resposta mediante os acionamentos pontuam a eficiência operacional da FT Lobo D’Almada, conferindo à 1ª Bda Inf Sl a capacidade de atuar, durante todo o ano, em operações de defesa da Pátria ou em ações subsidiárias em proveito do Comando Militar da Amazônia no incessante esforço do Exército Brasileiro para a manutenção da soberania nacional.
O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) tem como objetivo a produção de quatro submarinos convencionais e a fabricação do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear. Lançado em 2008, contempla, além dos submarinos, a construção de um complexo de infraestrutura industrial e de apoio à operação dos submarinos, que engloba os Estaleiros, a Base Naval e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) no município de Itaguaí - RJ.

Como resultados iniciais, foi inaugurado, em fevereiro de 2018, o Estaleiro de Construção e em dezembro de 2018 foi lançado ao mar o submarino Riachuelo, o primeiro submarino construído no âmbito do Programa. Em outubro de 2019 foi realizada a união das sessões do submarino Humaitá, o segundo submarino convencional do Programa, que será lançado ao mar em 2020. País com dimensões continentais de 8,5 mil quilômetros de costa, o Brasil tem o mar como uma forte referência em todo o seu desenvolvimento. A imensa riqueza das águas, do leito e do subsolo marinho nesse território justifica seu nome: Amazonia Azul É nessa área marítima que os brasileiros desenvolvem atividades pesqueiras, 95% do nosso comércio exterior e a exploração de recursos biológicos e minerais. Para proteger esse patrimônio e garantir a soberania brasileira no mar, a Marinha do Brasil investe na expansão da força naval.
O PROSUB dotará a indústria brasileira da defesa com tecnologia nuclear de ponta. A concretização do programa fortalece, ainda, setores da indústria nacional de importância estratégica para o desenvolvimento econômico do país. Priorizando a aquisição de componentes fabricados no Brasil, o PROSUB é um forte incentivo ao nosso parque industrial.
No dia 12 de agosto de 2020, mais um marco importante foi cumprido no âmbito do PROSUB, quando o Submarino “Riachuelo” (S 40) realizou com êxito os testes previstos para o sistema de propulsão na superfície, em prosseguimento ao extenso programa de provas de aceitação no mar. Além dessas verificações, também foram testados satisfatoriamente o sistema de governo (lemes horizontais e vertical) e sistemas de navegação, cujos resultados habilitarão o prosseguimento das referidas provas com elevado grau de segurança da plataforma.

Primeiro teste de Navegação do Submarino Riachuelo
Durante a fase em questão, os exercícios preconizados foram integralmente cumpridos, tendo o “Riachuelo” percorrido 8 milhas náuticas na superfície, em área marítima situada no interior da Baía de Sepetiba, no litoral sul do Rio de Janeiro.
Fonte: Marinha do Brasil
Fixada em local de destaque, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no Distrito Federal – está o símbolo mais importante da Nação, a representação do patriotismo. O Dia da Bandeira foi instituído há 131 anos, em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República, datada em 15 de novembro daquele mesmo ano.
São 286 metros quadrados de bandeira – com 20 metros de comprimento e 14 de altura. Além disso, pesa mais de 90 quilos. Uma vez por mês, normalmente na manhã do primeiro domingo, acontece uma cerimônia para a troca da bandeira. A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, realizam a troca do Pavilhão.
O fiel depositário das bandeiras, bem como sua manutenção e incineração, é o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, que conta com apoio de demais órgãos do Governo do DF. O Major Francisco das Chagas Pontes Rodrigues, do Corpo de Bombeiros, explica que o evento do Bandeirão tem o objetivo de resgatar o civismo do povo brasileiro. “Além disso, a cerimônia é assistida por turistas que prestigiam as apresentações, bem como o desfile militar e outras ações que são programadas para atrair o público”, comenta.
A FAB participa do Bandeirão três vezes ao ano: nos meses de março, julho e, de forma especial, outubro, quando é comemorado o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira. Tradicionalmente, a Força Aérea apresenta o desfile militar na Praça dos Três Poderes. A tropa é composta pela Banda de Música da Ala 1, Grupamento de Bandeiras Históricas e de Especialistas da Aeronáutica, entre outros. Por conta da pandemia, neste ano, os atos ocorreram sem público, apenas com a presença dos militares.
fonte: noticias da FA

O 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), iniciou, no dia 28 de setembro, a 30ª edição do Curso Expedito de Operações no Pantanal – 2020 (C-Exp-Opant/2020), em Ladário (MS).
Marinha do Brasil inicia 4º Estágio de Operações de Paz para Mulheres
O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (CopPazNav), do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), iniciou, em 29 de setembro, o 4º Estágio de Operações de Paz para Mulheres (IV EOpPazFem). O estágio é uma iniciativa do Comando de Operações Navais, em coordenação com o Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, que visa disseminar conhecimentos sobre operações de paz entre o público feminino militar da Marinha, das demais Forças Singulares e Auxiliares e, também, entre as integrantes civis do meio acadêmico, bem como incentivar e prover a preparação básica para a participação feminina nessas missões.


Tefé (AM) – No dia 15 de setembro, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, “Brigada das Missões”, por meio de seus elementos de manobra e de apoio, iniciou as ações ofensivas para a retomada do "Delta Prometido" na Operacão Amazônia.
A missão da Força-Tarefa (FT) Brigada das Missões iniciou com a marcha motorizada na direção Manaus (AM) - Manacapuru (AM), em um comboio constituído de 57 viaturas, dois blindados e oito motos. No percurso, a 16ª Bda Inf Sl enfrentou resistência por parte do inimigo. Após o sucesso em rechaçar o oponente, a FT realizou a junção e substituição das tropas da FT Aeromóvel.
Ao final do deslocamento, a FT Brigada das Missões ocupou uma zona de reunião próxima de Manacapuru, visando o isolamento e o investimento contra a cidade.
Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger” apoia combate a incêndio pontual em Corumbá (MS)
